Facebook Ana Free

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Futuro na música: carreira que evolui, talento que se aperfeiçoa.

Em Janeiro de 2007, Ana colocou o primeiro vídeo no YouTube, tendo de imediato obtido inúmeras visualizações e comentários favoráveis, o que a motivou a continuar a mostrar ao Mundo a sua voz e talento. Alguns meses depois, a sua música começou a ser reconhecida em Portugal, tendo actuado no programa “Tardes Da Júlia” e sido entrevistada pelo Jornal da Noite. Ainda nesse ano, a música “20 days” foi incluída no álbum de “Novos Talentos Fnac”. Estavam abertas as portas para um futuro promissor…

Em 2008, a sua página ultrapassa as 700 000 visitas e os vídeos vão a caminho dos 8 milhões de visualizações, conquistando um lugar no Top 50 do YouTube. Em Maio lançou o seu primeiro single “In My Place”, que está presente no álbum “NOW 19” e faz parte da banda sonora da novela “Podia Acabar O Mundo”. Esta música percorreu os tops das rádios nacionais e ainda hoje se pode ouvir frequentemente. Nesta fase, a cantora ficou conhecida pelo anúncio que gravou para a Zon, marcou presença nas rádios, actuando ao vivo na Antena 3, Mega Fm e Rádio Clube Português, e gravou um videoclip para o filme da Disney “Sininho” com a música “Voa Até Ao Teu Coração”. Foi ainda eleita pela revista LUX como personalidade feminina do ano na categoria Música, seleccionada entre artistas como Rita Redshoes e Ana Moura. No Verão do mesmo ano deu o seu primeiro concerto em Portugal, num ambiente intimista, na Fábrica Braço de Prata, onde encheu a sala e cantou músicas que havia colocado no YouTube, bem conhecidas pelos fãs presentes no evento.

O final do ano de 2008 e 2009 ficaram marcados por inúmeros concertos, Ana juntou-se a músicos conhecidos e percorreu Portugal de Lés-a-Lés. Com João Gomes, Tiago Maia, Ricardo Frutuoso e Fred Ferreira, a artista toca em festivais, eventos e auditórios, em espectáculos que se destacam pela energia contagiante. No Verão de 2009 lança o segundo single “Keep On Walking”, que chegou aos tops das rádios e da MTV, com o videoclip produzido por Francis Wallis. Surgiu em programas de tv como “Contacto” e “Bairro Alto”, onde conversou e deu a conhecer um pouco mais da sua personalidade, para além daquilo que mostra nos seus vídeos. Em “Uma Canção Para Ti” cantou “A Paixão”, de Rui Veloso e, ainda em 2009, discursou no Congresso das Comunicações em Lisboa. Ao mesmo tempo, grava o seu álbum e actua algumas vezes em Londres, deixando a sua marca para além de Portugal.


Ana Free em Estarreja