Facebook Ana Free

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

“Radian” o primeiro EP: Nova Iorque e Miami como plataformas de lançamento.

Com páginas no YouTube, Twitter e Facebook e o seu próprio website, Ana Free tem os elementos necessários e indispensáveis à divulgação do seu trabalho, da mesma forma que começou e pretende continuar, mantendo-se fiel ao espaço que lhe abriu portas no Mundo da música. Como resultado do uso destes meios e uma boa dose de dedicação, a artista pode gabar-se de ter fãs em cada canto do Globo, possui hoje mais de 20 milhões de visualizações dos seus vídeos e uma comunidade de fãs atenta e activa, que se interessa pelo seu sucesso e está sempre disposta a ajudar a divulgar a sua música. A artista consegue essa proximidade com o público não só pelo à vontade e tempo que dispensa ao público nos concertos, mas principalmente através do Twitter e Facebook, onde interage com os fãs, respondendo sempre que possível às suas curiosidades e partilhando o seu dia-a-dia a partir de qualquer parte do Mundo. No site oficial podemos encontrar informações sobre a sua música, concertos, fotografias, artigos de imprensa e as letras e acordes das suas canções.

O ano de 2010 fica marcado pelo lançamento do seu primeiro EP intitulado “Radian”, um álbum com cinco músicas, êxitos do YouTube, que os fãs já conhecem de cor: Questions In My Mind, Chained, Try, Playgrounds and Kisses e Child. O nome atribuído ao CD tem a ver com medidas usadas em matemática e física, trata-se de uma unidade de medida que resulta da intersecção entre a natureza e a ciência e que torna racional um conceito que de outra forma seria irracional. A artista escolheu este termo pois, na sua opinião, a música também tem essa propriedade uma vez que transforma pensamentos irracionais, sentimentos imensuráveis, em algo menos infinito, mais tangível. Como plataforma de lançamento a cantora escolheu Nova Iorque e Miami onde, em Fevereiro e Março, actuou e deslumbrou do outro lado do Oceano Atlântico. Ana Free foi muito bem recebida e, como tal, acabou por regressar à Big Apple em Maio para um concerto e para as gravações do videoclip do novo single “Questions In My Mind”. Este vídeo conta com a produção de Mark Maclaine e já está em contagem decrescente para ser apresentado ao público. E porque não bastava ficar na memória de quem assistiu aos concertos e participou no videoclip, uma imagem e informação sobre a Ana pôde ser vista num outdoor em Times Square que ficou exposto durante alguns meses.


Ana Free em Times Square

Por Portugal, Ana Free fez uma parceria com a banda portuguesa Hands On Approach, foi convidada para cantar a música “Black Tears”, que integra o álbum da banda “High and Above”, e o seu videoclip já pode ser visto online. Aquando da divulgação no novo single e do EP, esteve presente no programa Portugal No Coração e mais tarde no TOP +, juntamente com os Hands On Approach. Refere-se ainda a presença num evento relativo aos 100 dias de Governo, onde discutiu assuntos da actualidade com o Primeiro-Ministro Sócrates e outras personalidades influentes. Quando volta a terras lusas para actuar ou rever a família e amigos, aproveita também para estar presente em eventos onde é convidada, como a antestreia do filme “Sexo e a Cidade 2” e a exposição “Warhol TV”, sendo que em ambas as situações foi considerada o look do dia pela revista LUX.

Ana abriu o palco para o artista britânico James Morrison em Cantanhede, no passado dia 31 de Julho na Expofacic, e teve a oportunidade de falar um pouco com ele. A artista refere que se divertiu muito, apesar do nervosismo de tocar para cerca de 15 000 pessoas. Afirma que adorou o público e que não consegue descrever o que sente ao ver os fãs cantarem e dançarem com ela, agradecendo o seu apoio.


James Morrison e Ana Free

No próximo mês de Setembro podemos vê-la actuar na Praça da República em Vila Viçosa, dia 4, cuja entrada é gratuita, e vai lançar o “Radian” no Reino Unido num concerto dia 16 no Barfly em Camden Town, Londres.

Recentemente colocou no YouTube uma cover da música “Waka Waka” de Shakira, publicada na altura do Mundial de Futebol e que mereceu grande atenção por parte dos cibernautas, neste momento o vídeo já ultrapassa as 600 000 visualizações.